PEIXE POLACA


A Polaca é uma espécie de peixe branco da família Gadidae. A Polaca do Alasca vive em um ambiente selvagem, alimenta-se de uma dieta natural e, por esses motivos, possui baixo teor de gordura, carboidrato e colesterol, sendo uma excelente fonte de proteína e minerais. Cada porção de 100g de Polaca do Alasca oferece 537mg de ômega-3



Esse peixe é bastante apreciado por ter carne branca, magra, textura firme e sabor delicado e suave. É muito versátil e pode ser preparado assado, cozido, frito ou grelhado (sugestão de receita abaixo). 


Mas atenção: se você quiser comprar a Polaca que vem do Alasca mesmo, na hora da compra, verifique a origem do peixe descrita na embalagem. Há no mercado peixes importados de outros países, com o mesmo nome Polaca do Alasca, que não necessariamente passam pelo mesmo processo de conservação que eu citei aqui. E isso pode afetar a qualidade do produto. Fique atento.

Receita -
Polaca do Alasca à Caprese
Ingredientes
1 folha de papel alumínio 4 filés de Polaca do Alasca Sal e pimenta-do-reino a gosto
230g de mussarela de búfala fresca, cortada em oito fatias
8 folhas frescas de manjericão
2 tomates médios, cortados em 4 fatias cada
3 colheres de sopa de vinagre balsâmico 1 colher de sopa de azeite
1/3 de xícara de manjericão picado

Modo de preparo
Pré-aqueça o forno em temperatura média-alta. Forre uma assadeira com o papel alumínio e unte com azeite (o suficiente). Se o filé de polaca estiver congelado, remova o excesso de gelo colocando os filés em água fria e depois seque-os com papel toalha. Coloque os filés na assadeira e asse até que fiquem levemente dourados. Vire os filés e tempere com sal e pimenta-do-reino. Deixe no forno até que o peixe fique com um aspecto opaco. Remova a polaca do forno e coloque duas fatias de queijo, depois duas folhas de manjericão e duas fatias de tomate sobre cada porção. Retorne ao forno e deixe por mais 2 minutos, até que o queijo derreta. Misture vinagre balsâmico com azeite. Para servir, despeje o molho sobre os filés e decore com o manjericão picado.

Serve 4 pessoas.